quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Comentário sobre o artigo:

GOMES, Paola Basso Mema Barreto. Midia, imaginário de consumo e educação[s.l]: Educação e sociedade,ano xxII, N°- 74, Abril/2001. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a11v2274.pdf>. Acesso em: 06 Out. 2011 e 20h45min.

   Este artigo focaliza a mídia e sua intervenção na pratica educacional no ensino de artes visuais nas escolas, destacando a influência pela reprodução de personagens e imagens que estão presentes na sociedade do consumo desvalorizando ou desmotivando a produção individual que, contém significados expressivos para os sujeitos na qual contribuiriam ao valor criativo desses indivíduos. A mídia além de possuir influência na formação da identidade, pois, de acordo com BARRETO GOMES, “a mídia serve de referencial para a produção das identidades”.( p.197), também estimula a acomodação porque faz com o que as pessoas representem as mesmas imagens que a mídia produz tornando-se uma reprodução sem um significado, sem propósito de criação e sem autoria individual. E segundo o artigo da pesquisadora e professora de artes visuais, BARRETO GOMES, os problemas causados pela mídia em relação à escola envolve a deficiente formação dos professores que não sabem prepararem os alunos para o mundo de várias e diferentes imagens.
É necessário conhecimento para que os sujeitos consigam lidar com o cabedal de referencias imagéticas oferecido pela cultura contemporânea. Sem uma formação visual adequada a maioria das pessoas deixa seu olhar seguir o fluxos das tendências,copiando ao invés de criar, reproduzindo o que é visto,em vez de singularizar a visão.
(GOMES 2001)